Elba revela desejo de 'ressuscitar' Gonzagão, Dominguinhos e outros ícones do baião: 'Reestabelecer algo extraordinário'
23/08/2025
(Foto: Reprodução) Elba Ramalho fala sobre artistas mortos que admira
Após viralizar ao dizer que gostaria ter tido a chance de conversar com Amy Winehouse, a fim de aconselhá-la contra o abuso de substâncias e, assim, evitar a morte dela, Elba Ramalho revelou o desejo de trazer de volta grandes artistas do baião. A cantora inglesa morreu em 2011 por excesso de álcool, interrompendo a carreira em ascensão.
No contexto brasileiro, Elba destacou nomes como Luiz Gonzaga (1912-1989), Dominguinhos (1941-2013) e Jackson do Pandeiro (1919-1982).
"No Brasil, não morreu de overdose não, foi de um câncer ou velhice", ressaltou ao mencionar os conterrâneos em entrevista coletiva nos bastidores do Festival de Inverno Bahia, em Vitória da Conquista. A cantora se apresentou ao lado do amigo Geraldo Azevedo, abrindo a grade de shows deste sábado (23), segunda noite de festa.
"Eu traria Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Marineide, Gonzagão... Para, de novo, reestabelecer o baião como algo extraordinário no nosso país".
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
A artista e Geraldo Azevedo subiram ao palco principal do Festival de Inverno Bahia, que acontece no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, às 21h. A dupla cantou diversos sucessos que fazem parte do projeto "O Grande Encontro", realizado por eles com Alceu Valença e Zé Ramalho.
Quem esteve no evento pôde ouvir hits como "Gostoso Demais" (Dominguinhos), "Petrolina, Juazeiro" (Jorge de Altinho), "Fervo Mulher" (Zé Ramalho), "Sabiá" (Luiz Gonzaga) e "Na Bruma Leve" (Alceu Valença).
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo comandam primeiro show do segundo dia do Festival de Inverno Bahia
Laécio Lacerda
Também em contato com a imprensa, Geraldo Azevedo destacou a conexão com o público, que reviveu os grandes clássicos na voz dos dois cantores.
"São muitas memórias maravilhosas através de canções que atravessaram décadas, séculos, milênios. A gente nessa parceria, de uma integração muito forte, a gente vai apresentar essa unidade, de duas pessoas que sabem se juntar com a plateia".
Elba reforçou essa conexão ao afirmar que é reconhecida, "com muito orgulho", como a artista que mais gravou canções de Geraldo Azevedo na carreira.
A dupla terminou o show com o sucesso "Fervo Mulher", de Zé Ramalho. O show foi finalizado por volta das 22h30, como previsto. Ivete Sangalo, Léo Santana e BaianaSystem completam a programação do dia.
Elba Ramalho no Festival de Inverno Bahia
Laécio Lacerda
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo no Festival de Inverno Bahia 2025
Laécio Lacerda
LEIA TAMBÉM:
Cuscuz com carne, oleaginosas e barra de whey: veja os que os artistas comem nos bastidores do Festival de Inverno Bahia
João Gomes defende Mãeana após acusações de apropriação cultural com músicas dele: 'Me colocou num lugar privilegiado'
Natanzinho Lima celebra sucesso com agenda cheia de shows: 'Nem eu sei explicar'
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Geraldo Azevedo canta 'Espumas ao Vento' no FIB 2025
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻