Detento morre após usar cocaína no Ceresp Gameleira, em BH
23/08/2025
(Foto: Reprodução) Fachada do Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte
Reprodução/TV Globo
Um detento de 42 anos morreu, nesta sexta-feira (22), após usar cocaína dentro da cela onde estava preso, no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Segundo a pasta, Guilherme Frota Monteiro acionou os policiais penais e disse que começou a passar mal depois de consumir a droga. Ele foi levado imediatamente à enfermaria da unidade, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para prestar os primeiros socorros.
Apesar das tentativas de reanimação, o detento não resistiu. A morte foi constatada pela equipe médica.
Guilherme deu entrada no Ceresp no dia 29 de abril de 2025 e já tinha passagens pelo sistema prisional desde 2010. A secretaria não informou os crimes que ele cometeu.
Ainda conforme a Sejusp, a direção da unidade instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias da ocorrência. Os presos que dividiam a cela com o detento serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar, e a investigação criminal será conduzida pela Polícia Civil.
LEIA TAMBÉM:
Detento recebe alvará de soltura horas depois de ter sido morto por agressão no presídio
MP apura cerca de 20 mortes de detentos em presídio da Grande BH
Policial penal morto por detento em hospital: o que se sabe sobre o caso
Dois detentos morrem e dois ficam feridos em série de casos de agressão em presídio de MG